CONSOLIDAÇÃO - O CORAÇÃO DA MULTIPLICAÇÃO
CONSOLIDAÇÃO
O CORAÇÃO DA MULTIPLICAÇÃO
Introdução:
Consolidar => Tornar sólido
A Consolidação é o coração da Visão exatamente porque se não ajudarmos o novo convertido a se firmar, mostrando o caminho e andando com ele, neste caminho, não haverá fruto do evangelismo. Cada discípulo necessita de um discipulador que o consolide. A transformação que irá ocorrer na vida do novo convertido dependerá 90% (noventa por cento) do acompanhamento que ele obtiver no início de sua vida cristã.
É preciso Amar para Consolidar. Por longos séculos, a Igreja tem sido irresponsável pelos frutos de sua pregação e evangelismo. Nestes dias Deus tem levantado a Igreja de forma responsável. Esta Igreja é a Igreja em Células.
O Senhor Jesus disse: “Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”. Jo. 15:16.
Outra vez Ele diz:
“Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos”. Jo. 15:8
Nestes dois versos, existem verdades chaves, que são:
Fomos escolhidos por Jesus
Para irmos Dar frutos
Fazer com que o fruto permaneça
Fazer os frutos permanecer é responsabilidade nossa. E, se resume em atitudes de Consolidar.
DEZ ATITUDES DO CONSOLIDADOR
1) CUIDAR: O trabalho de Consolidação engloba o Cuidar. Todo Novo Convertido é como um bebê espiritual e necessita de cuidados especiais (1 Pe. 5:2). Cuidar é fazer como um enfermeiro que recebe o recém nascido, checando se tudo está normal. Telefonar imediatamente quando houver falta na reunião da célula ou Igreja;
2) OUVIR : Saber ouvir é uma das técnicas do
Aconselhamento. O Consolidador precisa estar disposto a ouvir com amor ao discípulo. Talvez o discípulo é uma pessoa a quem ninguém ouvia. Agora ele precisa de um bom par de ouvidos de alguém que realmente o ama.
3) NUTRIR: Para que a criança cresça com saúde é necessário haver uma boa nutrição. Assim também é necessário que o Novo Convertido seja bem alimentado. O primeiro alimento é dado pelo Consolidador e, esta responsabilidade continua sendo dele para sempre.
4) SOCORRER: Socorro, é um dos dons espirituais (1 Co. 12:28) que o Consolidador mais precisa, pois o mesmo terá que socorrer, investindo talento, dons e tempo, para o bem estar do discípulo.
5) ORAR : A intercessão é a chave do sucesso do Consolidador. Se ele quer ver seus frutos permanecer, deve orar. Orar e interceder por seus discípulos:
6) LIDERAR: Liderança é também um Dom do Espírito Santo (Rm. 12:8) dado a Igreja, e, no trabalho de consolidação, será de suma importância que o Consolidador assuma o papel de líder no discipulado. Isso significa guiá-lo.
7) INSTRUIR: O Sábio diz: “instrui o menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer, não se desviará dele” Pv. 22:6. Isso vale também para o novo crente. E, desta forma o Consolidador o instruirá.
8) DEDICAÇÃO: Dedicar-se é consagrar-se, devotar-se a. Para consolidar é necessário esforço. Não pode haver “preguiça” e nem falta de “compromisso” na vida do Consolidador. Isso significa que, ele deverá gastar tempo para orar e estar com seu discípulo. Dedicar-se em conhecê-lo, para estreitar os relacionamentos.
9) AMAR: Sem amor você não terá: paciência, nem dedicação e nem mesmo responsabilidade pela vida e crescimento do discípulo. Em Romanos 5:5, aprendemos que “o amor de Deus é derramado em nossos corações...”. Então, seja um canal para que este amor flua através de você.
10) REMOVER OBSTÁCULOS: Quando uma criança começa a andar, você precisa remover os obstáculos, pois, até então, ele só consegue andar em solo sem obstáculos. Na vida cristã também é assim.
Neste período você o introduzirá na Célula, o conduzirá ao Pré Encontro, Encontro e Pós Encontro. Em seguida à Escola de Líderes. Aí estará concluído a sua primeira fase ou o Trabalho Básico de Consolidação.
Obs: Consolidação e discipulado é para a vida toda.
O APELO E PREENCHIMENTO DA
FICHA DE CONSOLIDAÇÃO
O apelo é feito com firmeza, clareza e alegria. É feita então uma oração de entrega. Neste momento um Consolidador deve chegar imediatamente e abraçar o recém-convertido. Em paralelo, outra parte da Equipe de Consolidação já distribui a igreja as faixas para saudar os amados.
O Pastor dará uma palavra par os novos convertidos ratificando e afirmando para eles que eles fazem parte da família de Deus, ora por eles e manda que eles virem par conhecer a nova família. Aponta para a faixa que diz “Bem-Vindos à Família de Deus” e “Nós te amamos”. Então, pede-se para virarem pra trás e mostra-lhes sua grande família, a igreja que com as faixas fazem uma festa. Agora, eles serão abraçados pelos consolidadores. O Consolidador levará o novo convertido para a Sala de Consolidação onde acontecerá o preenchimento da Ficha de Consolidação em 3 vias com letra legível. Na sala de consolidação o novo convertido será instruído sobre sua nova condição, a importância de participar de uma célula e estar presentes nos cultos. (Lc. 15:10, 23-25).
Há um grande impacto emocional para o novo convertido e para a igreja. É lindo!
CENTRAL DE CONSOLIDAÇÃO
A Central de Consolidação deve entrar em ação dando uma cópia da Ficha de Consolidação imediatamente ao Consolidador.
A estrutura mínima da Central de Consolidação:
Ø Uma Linha telefônica para se fazer a
FONO VISITA e acionar os consolidadores;
Ø Um armário, mesa e pastas para se arquivar as fichas de decisões. Isso servirá como referência de cobrança e confirmações de acompanhamento.
FONOVISITA
A fonovisita é uma “visita” telefônica e deve ser feita pelo consolidador no máximo em 48 horas, com eficácia e enfocada sempre em benefício do novo convertido, buscando re-confirmar a sua decisão.
a) Ore antecipadamente pedindo a Deus graça e favor diante do novo decidido.(orar pelo pedido do novo contido na ficha).
b) Planeje, em contato com a Ficha de Consolidação, não ligar em horários difíceis de diálogo, observando se é telefone do serviço ou residencial em que vai ligar.
c) A Saudação deve ser de forma amável, identificando-se como membro da Igreja;
d) Inicio da conversa — Inicie contando que a Igreja e os consolidadores estão orando pela necessidade dele e, quer saber como está sua necessidade, se Deus já está agindo;
e) Marque o dia e horário da primeira visita. Apresente e ouça suas alternativas;
f) Oração com a pessoa — Termine orando, conforme a direção do Espírito Santo.
A partir daí esteja orando pela 1ª visita.
A PRIMEIRA VISITA
Ø Ore antes, pelos assuntos em Ficha de Consolidação, preparando-se para ministrar versículos bíblicos a respeito daquelas necessidades. Ore também pela visita em si.
Ø Ore com o seu companheiro de visitação e nunca vá sozinho à visita. Mt. 10:5; Lc. 10:1.
Ø Vista-se de forma decente e agradável, sem extravagâncias;
Ø Apresente-se e apresente o seu companheiro de visitação, seja o mais agradável possível;
Ø Explique a razão da visita. Fale da decisão que a pessoa tomou e, sobre sua alegria por isso;
Ø Não vá em horários de refeições e, se o visitado tiver pressa, acerte a visita para outro dia;
Ø A seguir comente sobre o assunto específico que fora mencionado na Ficha de decisão;
Ø Ouça o que mais o novo decidido tem a dizer a respeito de seus problemas;
Ø Compartilhe as passagens bíblicas específicas sobre as necessidades dele de forma objetiva;
Ø Após a ministração bíblica, ore pela pessoa;
Ø A seguir apresente os programas da Igreja e convide-o, motivando a participar dos eventos, ou simplesmente, ir à sua reunião de célula;
Ø Despeça-se da pessoa liberando paz e
prosperidade à casa dela, comprometendo-se a continuar orando e ligando para saber como está.
J Seu Tempo Juntos:
O período será de no máximo 1 hora. É um tempo destinado a compartilhar experiências e abençoar o novo crente. Seja sensível às suas necessidades. Não se deixe desviar por assuntos sem importância. A coisa mais importante é ajudá-lo a incorporar os novos valores cristãos em sua vida. Deixe-o à vontade para compartilhar vitórias, descobertas e necessidades de sua própria vida. É mais importante ouvir o discípulo, do que falar.
J A Estrutura de cada período de Consolidação:
Você encontrará o novo crente por doze semanas. Na primeira visita você o presenteará com a primeira apostila de estudo. Estude com o discípulo uma unidade e tire suas dúvidas. Quando houver uma pergunta que você não saiba responder com segurança, adie a resposta para a próxima semana e leve a pergunta aos seus líderes maiores, depois responda corretamente.
PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DA VISÃO:
O processo de assimilação da visão começa quando o integra o novo crente na célula de multiplicação. O próximo passo do consolidador e encaminhar o novo crente, ao pré encontro, encontro, pós encontro e escola de líderes e reencontro.
após participar do reencontro, o novo crente, estará basicamente consolidado, podendo consolidar outro novo convertido. E sendo preparado a ter sua própria célula.
Quando você cuida de uma alma, agrada o coração de Deus
Igreja do Evangelho Quadrangular do Bairro Jardim Das Acácias – Ministério Pastora Salomé
Presidente dos Cultos Simultâneos
Irmão Sadraqui Maia lima
www.capelaosadraqui.webnode.pt